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Como a Empari usa UX Design para ter melhores resultados

“A disciplina de User Experience Design na Empari Global Innovation foi implementada em resposta à crescente demanda da indústria criativa e digital”. Adriano Santos, CEO

UX — User Experience (Experiência do Usuário) é a disciplina responsável por projetar experiências de uso encantadoras para fidelizar e conquistar clientes.

Com esse objetivo, os designers de UX estudam o comportamento humano e o serviço oferecido para encontrar meios de melhorar a satisfação e a lealdade dos clientes.

Isso é alcançado normalmente por meio de três pilares:

  • Utilidade — O quão útil é o serviço para o cliente; quanto é melhor fazer as coisas usando o serviço e não alguma alternativa.
  • Facilidade de uso — O quão fácil e rápido é usar o serviço e resolver o que for preciso usando ele e não uma alternativa.
  • Prazer — O quão prazeroso (divertido, interessante, recompensador, etc.) é usar o serviço e não as alternativas.

Diferente do Design de Serviço, que abrange todo o ecossistema do serviço, o UX está mais relacionado ao uso do serviço em si, principalmente nas suas interações com o cliente final.

Isso possibilita o estudo dessas interações em um nível mais profundo de detalhamento, chegando ao nível das microinterações que contribuirão, por exemplo, na construção da facilidade e do encantamento.

Ele é aplicado tanto para a criação de novos serviços, quanto para manutenção e gerenciamento dele no curto, médio e longo prazo.

Buscamos estar sempre um passo a frente

Em busca de conhecer um pouco mais sobre a experiência do usuário nosso Lead Design Carlos Alexandre participou Bootcamp intensivo User Experience (UX) no TERA em São Paulo.

“Gerir uma empresa deveria acima de tudo significar dar importância para a experiência que está sendo gerada no cliente, os efeitos de seus produtos e serviços na vida do consumidor. Conseguir causar uma percepção positiva nas pessoas gera relacionamentos mais reais, firmes, duradouros”, nos disse Carlos Alexandre. Uma pesquisa feita pela On3 Software Development mostra que 9 em cada 10 consumidores trocariam uma marca por seu concorrente após uma má experiência de uso. Em se falando de investimento, foi percebido que as empresas que investem em UX conseguem um aumento de 37% em sua receita.

Melhorar a qualidade de nossos produtos é aumentar a satisfação e percepção de valor aos nossos clientes, não há dúvidas nisso. Quando o UX Design é aplicado desde o início do desenvolvimento de novas soluções, os benefícios vão sendo percebidos ao longo de todo o tempo, gastos são evitados e riscos minimizados.

Isso porque o UX design traz o cliente para o centro de todo o processo, compreende suas necessidades e limitações reais. Tão importante quanto isso, acompanha as mudanças de comportamento do público e do mercado para se aperfeiçoar sempre. 

Gostou? Quer saber mais? Fale conosco.

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